FINANCIANDO CINEMA NOS EUA

Por: Evan Diniz

Os Estados Unidos possuem a maior indústria cinematográfica do mundo. Dados da MPAA.org  (Motion Picture Association of America), associação de cinema americana que representa as seis maiores companhias de cinema de Hollywood, estimam a participação de uma comunidade nacional de mais de 2.1 milhões de trabalhadores, desde maquiadores a figurinistas, escritores à atores, contadores à limpadores.  O cinema também, é uma poderosa engrenagem no crescimento econômico que contribui com mais de 175 milhões anualmente  para a economia dos EUA e possui uma comunidade profissional  que contribui com mais de 15 bilhões  anualmente para os cofres de taxas estatais e federais. A indústria americana de filmes é uma das poucas indústrias que tem saldo positivo em basicamente todos os países os quais possuem mercado. Hollywood está presente em todos os continentes do mundo, o consumo de filmes americanos apenas por americanos não é suficiente para manter a estabilidade de um mercado dessa magnitude. Portanto, um produto fílmico industrial de sucesso a ser financiado em Hollywood, precisa atender a especificações de mercado que vão além da dimensão criativa.

“Filmes são financiados porque seus produtores  revelaram um bom “pacote”, o apelido da indústria para todos os diferentes elementos que devem combinar para criar um projeto desejável aos olhos da indústria. No passado, esses pacotes eram movidos a conceitos e não em execução. Assegurar os direitos de um grande filme, encontrar um roteiro que se revele logo nas primeiras dez paginas, atrair um diretor de sucesso e anexar pelo menos uma estrela bancável: um ator ou uma atriz carismático o suficiente para assegurar que o filme será distribuído e atrairá uma audiência pagante. Bingo, investidores em potencial e distribuidores batendo na porta.” Brown,  C em Key Considerations in Film Finance

 Diferente da maioria dos países que possuem um grande fomento do cinema, os incentivos governamentais privilegiam principalmente a área do financiamento, porém nos Estados Unidos, políticas governamentais que promovem o financiamento de projetos é inexistente. Grande parte destas, se dão em dimensão estatal ou federal, em forma de incentivos fiscais. Portanto para financiar um projeto um produtor precisa se aliar a investidores ou potenciais investidores no momento de criação do projeto. Uma das técnicas comumente usadas por produtores, é a venda dos direitos do filme a distribuidoras ou outras produtoras. As vendas de direitos de um filme são parte crucial na captação de recursos, e precisam ser feitas geralmente com projeções de mercado e lucro. Em Hollywood, as projeções de lucro vão além do mercado da exibição ou salas de cinema, mas de todo o produto derivado do filme.

 “Desde os anos 50, as grandes corporações passaram a controlar a indústria cinematográfica americana e significativa parcela de outros setores midiáticos nos EUA. As empresas de Hollywood não só compõem essas companhias diversificadas, como o próprio cinema, mas exercem controle sobre veiculação – televisão, televisão a cabo, home video etc. e sobre os produtos que frequentemente acompanham um filme – musicas, merchandising etc.” Brown, C em Key Considerations in Film Finance

 No caso  de coprodução com produtores e estúdios internacionais, muitos filmes americanos conseguem captar recursos de fundos públicos de outros países que possuem políticas de incentivo ao financiamento do cinema. A participação de fundos de origem internacional é muito importante para Hollywood. Em produções muito caras, produtores e estúdios se aliam na busca de investidores. A indústria de Hollywood atrai muitos investidores, sobretudo de outros países pela solidez do mercado Hollywoodiano. Produtores executivos aproveitam-se de taxas internacionais e troca de direitos com investidores de outros países, que permitem com o que o financiamento se torne mais estável e seguro. E na maioria das vezes, depois de dezenas de trâmites envolvendo troca de direitos do filme e taxas nacionais e internacionais, os estúdios conseguem reaver todo o investimento perdido no processo de captação, além dos direitos do filme.

 “Pagar por um filme blockbuster de Hollywood significa mais do que cobrir os custos atuais de produção. Marketing  é outro grande pedaço  do financiamento, por exemplo, desde que que as vendas de  ingressos normalmente não são suficientes para cobrir os custos das propagandas, outra razão porque financiamento em veículos adicionais são tão importantes.” Brown C, em Key Considerations in Film Finance

 Com uma política industrial muito forte, fazer cinema de forma independente nos Estados Unidos torna-se uma tarefa muito mais difícil do que se pode parecer. Do processo de financiamento até a distribuição, o produtor independente de alguma forma terá que se aliar a uma produtora ou distribuidora, para que seu filme seja financiado e exibido. Grande parte dos produtores independentes vendem o direito do filme a distribuidoras internacionais no mercado de filmes americanos. Cineastas independentes americanos acreditam que o governo precisa incentivar a produção desse cinema.

 “Temos que ter algum tipo de financiamento pelo governo. Na América, filmes independentes estão quase uma arte morta”. Tina Mabry em bloomberg.com

“Incentivos do governo americano estão atrelados a condições especificas e “não prontos para se tornar em dinheiro”. Jean Prewitt em Key Considerations in Film Finance

 Entretanto, produtores independentes estão prestando cada vez mais atenção a uma nova plataforma de financiamento crescendo, o crowdfunding. Crowdfunding, é uma forma de financiamento que surge com a internet e basicamente consiste em “doações” em dinheiro feitas por pessoas físicas comuns. Projetos de financiamento coletivo, são projetos que geralmente cativam o interesse das pessoas, que se interessam em doar para que o projeto seja concluído e que elas possam utilizá-lo de alguma forma. O exemplo mais famoso de crowdfunding para o cinema foi a captação de recursos para o filme baseado na série Verônica Mars. Em dez horas de crowdfunding, o projeto conseguiu captar 2 milhões de dólares, e finalizou a captação com 5,7 milhões.

 REFERÊNCIAS

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s